Álvaro de Campos

 

 

Temas recorrentes/ Linhas de sentido:

 

- poeta modernista, a sua poesia apresenta 3 fases: decadentista, futurista e pessol-intimista;

- poeta sensacionista desde que conheceu Caeiro, como Mestre, vira-se para o exterior, tenta banir o vício de pensar e acolhe todas as sensações;

- predomínio da emoção espontânea e torrencial;

- excitação da procura, da busca incessante; ansiedade e confusão emocional;

- elogio da civilização industrial, moderna, da velocidade e das máquinas, da energia e da força do progresso;

- fuga para a recordação e/ou sonho que tendem a substituir a vida real;

- angústia existencial; sentido do absurdo; tédio; naúsea; cansaço; desencontro com outros;

- presença terrível e labiríntica do eu de que o poeta se tenta libertar;

- fragmentação do eu, perda de identidade;

- ceticismo e ironia.

 

Estilo:

 

- verso livre, longo, por vezes articulado com o verso curto;

- estilo torrencial, dinâmico (sobretudo nos poemas futuristas);

- uso de repetições, anáforas, onomatopeias, exclamações, interjeições, uso de comparações e metáforas inesperadas, antítese e paradoxos;

- poetização do prosaico, do comum e quotidiano.

 

Três fases - exemplos de poemas:

1- Decadentista: "Opiário"

2- Futurista: "Ode Triunfal"

3- Pessoal e Intimista: "Lisbon Revisited"

 

Caderno de Apoio ao Exame - Expressões 12 , Porto Editora:

 

Motivos temáticos:

  • Fase decadentista:

 O Decadentismo:

- desilusão e tédio de viver

- procura de novas sensações

- busca da evasão

- atitude desafiadora das normas instituídas

  • Fase futurista e sensacionista:

O futurismo:

- apologia da civilização tecnológica

- procura do objetivismo

- atitude provocatória (infração dos padrões morais estabelecidos)

- defesa de uma estética não-aristotélica, baseada na exaltação da força

- quebra da tradição

 

O Sensacionismo:

- experiência excessiva das sensações

- sadismo e masoquismo

- elogio consciente do mundo moderno

- euforia emocional

  • Fase abúlica e intimista:

O tédio existencial:

- desassossego e angústia metafísicos (dor de viver)

- dor de pensar

- desalento, cansaço e abulia

- solidão e isolamento

- dificuldade de socialização

- estranheza da realidade e dos outros

- desajustamento face ao presente

- tom introspetivo e pessimista

- sentimento de frustração

- constatação do absurdo

 

A nostalgia da infância:

- infância como símbolo da pureza, da inconsciência e da felicidade

- consciência da perda irrecuperável do tempo da meninice

 

A proximidade com Fernando Pessoa ortónimo:

- tédio existencial

- nostalgia da infância

 

Marcas formais e estilísticas:

- Irregularidade estrófica e métrica

- Estrofes e versos longos

- Versos soltos

- Ritmo rápido

- Linguagem exuberante

- Mistura de registos de língua

- Estilo intenso e repetitivo

- Riqueza estilística, adequada aos excessos do conteúdo (enumerações, exclamações, adjetivações múltiplas, metáforas, paradoxos, personificações, sinestesias, hipérboles, apóstrofres, anáforas, aliterações...)

- Sintaxe expressiva, com derivações significativas

- Pontuação emotiva

- Vocabulário diversificado, com inclusão de empréstimos, neologismos, topónimos, antropónimos e onomatopeias

- Substantivação de fonemas

 

 

Texto de apresentação da obra de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernado Pessoa)

Álvaro de Campos é o mais moderno dos heterónimos de Fernando Pessoa. A obra de Campos passa por três fases.

Na fase decadentista, em “Opiário”, o tédio, o cansaço e a saturação da civilização provocam a necessidade de novas sensações (o ópio). A fase futurista caracteriza-se pela exaltação da energia e da velocidade. Na “Ode Triunfal”, Campos faz o elogio à máquina e exalta o progresso técnico. Passada a fase eufórica, o desassossego de Campos leva-o a revelar uma fase intimista, a ponto de desejar a própria destruição. Há, nesta fase, o tédio que perante a incapacidade das realizações, trás de volta o abatimento (“Lisbon Revisited”).

Assim, numa linguagem nervosa e exuberante, Campos mostra ser o heterónimo mais complexo.