Os Lusíadas
Quem foi Luís Vaz de Camões ...
Poeta português, filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525, não se sabe exatamente onde, e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa. Pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra, tendo tido como protetor o seu tio paterno, D. Bento de Camões, frade de Santa Cruz e chanceler da Universidade. Tudo parece indicar que pertencia à pequena nobreza.
Resumo_Lusíadas-1.docx (26,4 kB)
Os Lusíadas, obra de Luís Vaz de Camões, é a epopeia que conta a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Por um lado, ler Os Lusíadas é uma tarefa árdua pois os poemas são relativamente extensos e a sua linguagem não é propriamente fácil de ler, não só porque contém palavras que não usamos no quotidiano, mas também porque utiliza uma linguagem do século XVI.
Por outro lado, é um gosto ler esta obra que narra a nossa história recheada de mitologias e metáforas. Nesta epopeia percebemos quão dura foi a realidade para os portugueses, desde as doenças, à fome, às temperaturas, às batalhas.
De facto, é um marco na história da Literatura portuguesa, uma obra que todos deviam conhecer porque mostra-nos, sobretudo, quão rica é a nossa literatura.
Fontes:
Fontes Históricas:
- Cronistas
Fontes Literárias:
- Íliada, Homero
- Odisseia, Homero
- Eneida, Vergílio
- Petrarca
- Ariosto