O papel das Didascálias

As didascálias, ou indicações cénicas, constituem, no seu conjunto, um texto secundário que serve de suporte do texto dramático. Elas servem não apenas para definir a posição, movimentação ou gestos das personagens em cena, mas também para explicitar os sentimentos, as emoções ou as atitudes que devem transparecer no seu comportamento e para marcar uma alteração no tom de voz da personagem.

 

Didascálias:

- Passagens em itálico e entre parênteses

- Textos mais breves

- Enunciados de teor mais objetivo

- Conteúdo: indicações sobre os sons, a luz, os gestos das personagens, a prosódia, a movimentação em palco, a relação da personagem com o público, a associação de objetos a personagens

 

Notas à margem:

- Espécie de “nota de rodapé” das falas

- Textos geralmente longos

- Enunciados de teor mais subjectivo

- Conteúdo: explicação se sons; intencionalidade do dramaturgo com a indicação de determinados gestos, movimentos; preocupação com a interpretação do público.