O papel das Didascálias
As didascálias, ou indicações cénicas, constituem, no seu conjunto, um texto secundário que serve de suporte do texto dramático. Elas servem não apenas para definir a posição, movimentação ou gestos das personagens em cena, mas também para explicitar os sentimentos, as emoções ou as atitudes que devem transparecer no seu comportamento e para marcar uma alteração no tom de voz da personagem.
Didascálias:
- Passagens em itálico e entre parênteses
- Textos mais breves
- Enunciados de teor mais objetivo
- Conteúdo: indicações sobre os sons, a luz, os gestos das personagens, a prosódia, a movimentação em palco, a relação da personagem com o público, a associação de objetos a personagens
Notas à margem:
- Espécie de “nota de rodapé” das falas
- Textos geralmente longos
- Enunciados de teor mais subjectivo
- Conteúdo: explicação se sons; intencionalidade do dramaturgo com a indicação de determinados gestos, movimentos; preocupação com a interpretação do público.