Símbolos mais relevantes da obra

1. A saia verde

- A felicidade - a prenda comprada em Paris

- A esperança- simboliza um futuro livre e melhor, devido à sua cor, o verde, simboliza também o amor de Matilde pelo General Gomes Freire, e que a sua morte possa trazer um movimento de renovação.

 

A saia é uma peça eminentemente feminina e que o verde está habitualmente conotado com tranquilidade e esperança, traduzindo uma sensação repousante, envolvente e refrescante.

 

2. O título: "Felizmente Há Luar"

O título surge por duas vezes ao longo da peça, inserida nas falas personagens:

- D. Miguel salienta o efeito dissuasor que aquelas execuções poderão exercer sobre todos os que discutem as ordens dos governadores. Esta primeira referência ao título da peça, colocada na fala do Governador, está relacionada  com o desejo expresso de garantir a eficácia desta execução pública: a noite é mais assustadora, as chamas seriam visíveis de vários pontos da cidade e o luar atrairia à rua para assistirem ao castigo, que se pretendia exemplar.

- Na altura da execução, as últimas palavras de Matilde são de coragem e de estímulo para que o povo se revolte contra a tirania dos governantes.

 

3- A luz, simbolicamente, está associada à vida, à saúde, à felicidade, enquanto que a noite e as trevas se associam ao mal, à infelicidade, ao castigo, à perdição e à morte.

 

4- A Lua, simbolicamente, por estar privada de luz própria, na dependência do Sol, e por atravessar fases, mudando de forma, representa a dependência, a periodicidade e a renovação. A Lua é, pois, símbolo de transformação e de crescimento.

 

5- A Fogueira / o lume: simboliza no presente tristeza e escuridão, enquanto que no futuro, pelo contrário, simboliza esperança e liberdade. Para Matilde era a chama acesa que mantinha a esperança num futuro melhor. Por sua vez, para D. Miguel a fogueira simbolizava um aviso bem explícito aos opositores do que lhes poderia acontecer.

 

6- A moeda de cinco réis: Símbolo do desrespeito ( dos mais poderosos em relação aos mais desfavorecidos) apresenta-se como represália, quase vingança, quando Manuel manda Rita dar a moeda a Matilde.

 

7- Os tambores: Símbolo de repressão, provocam o medo e prenunciam a ambiência trágica da ação.