Poemas Analisados
Tópicos:
- Decreve a sua mente no momento da criação poética- fingimento poético;
- O poema é a auto-análise do seu próprio pensamento;
- Realidade é diferente da Literatura;
- Em tudo aquilo que escreve está um pouco dele;
- O ato interpretativo cria uma outra realidade.
Tópicos:
- Fingimento poético (numa versão mais pessoal)
- O poeta nega que finge, o que faz é racionalizar os pensamentos;
- Justifica porque não mente ao escrever;
- É da sua competência a racionalização, ficando o sentimento a cargo de quem lê.
Tópicos:
- O gato é comparado ao sujeito poético;
- A diferença entre o gato e o eu lírico é que ao contrário deste o gato é feliz;
- Sentir é diferente de pensar;
- O gato só é feliz porque apenas sente;
- O gato cumpre o destino sem se opor a ele.
Tópicos:
- Nas primeiras 3 estrofes o poeta dá enfase à ceifeira;
- Nas ultimas 3 estrofes retrata os efeitos da ceifera sobre si;
- Duas figuras: ceifeira e sujeito poético;
- Ele quer ser como ela;
- Ela é inconsciente logo é feliz enquanto que ele é consciente e por isso infeliz.
Tópicos:
- Os poemas retratam a nostalgia da infância;
- Quer no texto A quer no texto B a situação apresentada é a mesma: crianças que brincam;
- A infância é associada a um período alegre;
- O sentimentos do eu lírico face ao tempo da infância por um lado de alegria "onda de alegria" e por outro lado de tristeza "dói-me tê-lo perdido";
- Possui poucas recordações da infância à exeção de "um piano" que sente "falta";
- O sujeito poético não viveu as experiâncias geralmente associadas à infância;
- O "piano" representa a música adquire uma simbologia ligada à harmoniae à perfeição;
- A mensão ao "Domingo" reforça a ideia da infância perdida. Ligado à simbologia do número 7 o Domingo representa o repouso, o dia consagrado à familia.
Tópicos:
- A "aldeia" surge como um espaço de intimidade, metáfora da interioridade do poeta;
- A audição do som do sino é como uma sintese dos momentos vividos;
- Passado associado a um espaço de bem-estar.
Tópicos:
- Forma: irregular;
- simplicidade e espontaneadade;
- Utiliza como exemplo os livros porque são o principal veículo da sabedoria ;
- Verba volant scripta manent- as coisas ditas voam , as escritas guardam-se;
- Somos mais feliz se não soubermos muito;
- É mais confortável esperar que alguém faça;
- Podemos ser felizes sem ter grandes conhecimentos;
- universo infantil: felicidade.
Tópicos:
- Fragmentação do "eu";
- Sente-se pessoas diferentes;
- Não sabe quem é;
- Somos uma unidade múltipla;
- Na realidade somos muitas pessoas diferentes em vários momentos;
- Capacidade introspectiva: ele vê se a ele próprio;
- Lê as suas várias facetas para se conhecer.