Poemas Analisados

 

Tópicos:

- Decreve a sua mente no momento da criação poética- fingimento poético;

- O poema é a auto-análise do seu próprio pensamento;

- Realidade é diferente da Literatura;

- Em tudo aquilo que escreve está um pouco dele;

- O ato interpretativo cria uma outra realidade.

 

Tópicos:

- Fingimento poético (numa versão mais pessoal)

- O poeta nega que finge, o que faz é racionalizar os pensamentos;

- Justifica porque não mente ao escrever;

- É da sua competência a racionalização, ficando o sentimento a cargo de quem lê.

 

Tópicos:

- O gato é comparado ao sujeito poético;

- A diferença entre o gato e o eu lírico é que ao contrário deste o gato é feliz;

- Sentir é diferente de pensar;

- O gato só é feliz porque apenas sente;

- O gato cumpre o destino sem se opor a ele.

Tópicos:

- Nas primeiras 3 estrofes o poeta dá enfase à ceifeira;

- Nas ultimas 3 estrofes retrata os efeitos da ceifera sobre si;

- Duas figuras: ceifeira e sujeito poético;

- Ele quer ser como ela;

- Ela é inconsciente logo é feliz enquanto que ele é consciente e por isso infeliz.

Tópicos:

- Os poemas retratam a nostalgia da infância;

- Quer no texto A quer no texto B a situação apresentada é a mesma: crianças que brincam;

- A infância é associada a um período alegre;

- O sentimentos do eu lírico face ao tempo da infância por um lado de alegria "onda de alegria" e por outro lado de tristeza "dói-me tê-lo perdido";

- Possui poucas recordações da infância à exeção de "um piano" que sente "falta";

- O sujeito poético não viveu as experiâncias geralmente associadas à infância;

- O "piano" representa a música adquire uma simbologia ligada à harmoniae à perfeição;

- A mensão ao "Domingo" reforça a ideia da infância perdida. Ligado à simbologia do número 7 o Domingo representa o repouso, o dia consagrado à familia.

Tópicos:

- A "aldeia" surge como um espaço de intimidade, metáfora da interioridade do poeta;

- A audição do som do sino é como uma sintese dos momentos vividos;

- Passado associado a um espaço de bem-estar.

Tópicos:

- Forma: irregular;

- simplicidade e espontaneadade;

- Utiliza como exemplo os livros porque são o principal veículo da sabedoria ;

- Verba volant scripta manent- as coisas ditas voam , as escritas guardam-se;

- Somos mais feliz se não soubermos muito;

- É mais confortável esperar que alguém faça;

- Podemos ser felizes sem ter grandes conhecimentos;

- universo infantil: felicidade.

 

Tópicos:

- Fragmentação do "eu";

- Sente-se pessoas diferentes;

- Não sabe quem é;

- Somos uma unidade múltipla;

- Na realidade somos muitas pessoas diferentes em vários momentos;

- Capacidade introspectiva: ele vê se a ele próprio;

- Lê as suas várias facetas para se conhecer.