Outros textos

 Biografia de Fernando Pessoa, 29 de setembro de 2012

    Neste documentário é feito um resumo da vida de Fernando Pessoa, introduzindo o assunto que vamos estudar nas aulas de Português.

    O escritor é, atualmente, muito recordado em Lisboa. A Casa Fernando Pessoa está aberta ao público, expondo muitos dos seus objetos. Fernando estudou na África do Sul, onde foi um dos melhores alunos. Este país foi fundamental para a sua formação, pois aí contactou com a literatura inglesa.

    Quando voltou para Portugal, inscreveu-se no curso de Filosofia mas não o concluiu. Mais tarde foi correspondente em línguas estrangeiras.Fernando foi um dos pioneiros da publicidade e também escreveu em várias revistas. A mulher que sempre amou foi Ophélia, embora não se tenha casado com ela.

    Pessoa marcou uma época por isso foi, é e será eternamente reconhecido.

 

Goya, Fuzilamento de 3 de Maio de 1808 (Museu do Prado)

 

 

Faz a leitura da imagem atendendo aos seguintes elementos:

 

1- planos (e/ou cenário)

2- contrastes

3- formas (objetos, figuras, traços, desenhos)

4- cores

5- ângulos de visão

6- símbolos

7- captação da realidade (situação/contexto)

8- função

 

 

    O quadro, que tem como título Fuzilamento do 3 de 1808, de Goya, representa um episódio em que as tropas napoleónicas fuzilaram vários populares.

A situação ocorre no campo, mas avista-se ao fundo um edifício. No quadro encontra-se um grupo de fuzileiros, nos quais as fardas são de tons escuros, e um grupo de pessoas. Nesse grupo, entre pessoas vestidas de tons escuros, destaca-se duas figuras: uma que já se encontra morta no chão, coberta de sangue, e outra que se destaca por se vestir de tons claros (branco e amarelo) e por estar de braços abertos perante os fuzileiros.

    Enquanto que os populares estão de frente, onde é possível ver-lhes os rostos, que mostram a tristeza e o desespero, os fuzileiros encontram-se de costas com espingardas na mão.

    Consegue-se distinguir, por um lado, a dor, o sofrimento e angustia dos populares, que se encontram do lado esquerdo, e por outro lado, a atitude fria e violenta dos fuzileiros, que se encontram do lado direito.

    No quadro, predominam os tons escuros, que enfatizam a noite, a tristeza e o horror da cena. De entre os tons escuros sobressai a roupa clara do indivíduo que se encontra de pé, mostrando assim a sua diferença e coragem, e uma lâmpada no chão, que simbolizará a esperança dos populares (contrates de luz).

    Concluindo, o quadro tem uma função: informativa, na medida que fornece informações sobre um acontecimento real, que já aconteceu; crítica, porque, de um certo modo, crítica a frieza e anonimato dos fuzileiros e por fim adquire uma função narrativa, pois a imagem conta um episódio.

 

Resumo do documentário d'Os Lusíadas

 

       No documentário da série “Grandes Livros” é apresentado Luís de Camões, assim como Os Lusíadas.

     “As armas e os barões assinalados…” é um dos versos mais conhecidos da literatura portuguesa. É com este verso que Luís Vaz de Camões inicia a sua obra-prima, a maior epopeia literária.

     Publicado em 1572, este livro divide-se em dez cantos, que narram os feitos históricos dos portugueses. Camões narra também a viagem para a Índia e as aventuras dos marinheiros.

     São várias as figuras históricas que fazem parte desta narração, tal como Inês de Castro, D. Afonso Henriques e Nuno Álvares Pereira.

     Apesar das lascivas descrições da “Ilha dos Amores”, o livro foi aprovado pelo Santo Ofício. As figuras míticas do poema, como o velho do Restelo ou o gigante Adamastor, já se tornaram referências da nossa cultura.

     Assim, esta grandiosa obra, que foi dedicada a D. Sebastião, faz parte dos textos estudados, à muito, nas escolas.